identidade! lança dossiê sobre ensino de Matemática, Etnomatemática e questões étnico-raciais

A Revista identidade!, importante periódico da Faculdades EST, de São Leopoldo, deve lançar mais um dossiê no primeiro semestre de 2023. A proposta considera que o grande desafio da educação para o século XXI é (re)pensar currículos escolares que expressem os paradigmas da cultura contemporânea e das diversidades, entre eles os que possam contemplar o Ensino da Etnomatemática através de práticas e ações pedagógicas que reflitam sobre as diferenças culturais, étnicas, religiosas, sociais e econômicas.

Com este intuito, o dossiê busca reunir pesquisadores e pesquisadoras que discutem à complexa e diversa realidade que é o Ensino de Matemática, Etnomatemática e as Questões Étnico-Raciais no contexto escolar da sala de aula.

O dossiê também receberá contribuições para as demais seções que são sobre Arte; Música e Diversidade; Diversidade e Identidade; Educação, Saúde e Identidade; Religião, Identidade e História, Resumos e Resenhas. Os artigos podem ser enviados até o dia 15 de março. Para submeter sua publicação, clique aqui.

A coordenação é do Prof. Dr. Elivaldo Serrão Custódio, Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Professor Custódio é também Pedagogo, Matemático e Teólogo. Professor Substituto na Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

SAIBA MAIS

A identidade! é um periódico online semestral multidisciplinar de livre acesso (ISSN 2178-437X) do Grupo de Pesquisa Identidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) e é tem na coordenação geral a Professora Mestra Selenir Kronbauer. A revista publica textos inéditos e revistos em português, inglês e espanhol, em língua vernácula e traduzidos, de docentes e discentes vinculados a um programa de pós-graduação que versem sobre a questão negra em diferentes contextos sociais, culturais, religiosos, temas atinentes à questão da diversidade e da identidade, especialmente, no contexto brasileiro. Tem por finalidade ser um espaço de reflexão interdisciplinar e inter-religiosa, estimulando o debate por meio da divulgação da produção acadêmica e científica sobre temas relacionados à questão negra nas diferentes ciências.