IECLB lança a campanha nacional “Em comunhão com as viDas das mulheres”

Nesta sexta-feira, 7 de março, o Espaço Diversidade da Faculdades EST sediou o lançamento oficial da Campanha Nacional “Em comunhão com as viDas das mulheres”. A Campanha é promovida pela IECLB em parceria com a Faculdades EST e apoio da Federação Luterana mundial e foi construída pela Coordenação de Gênero da IECLB e pelo Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.

Participaram do lançamento estudantes, docentes, funcionários/as da Faculdades EST, representantes dos grupos que compõem o Espaço Diversidade da Faculdades EST (Conselho de Missão com Indígenas – COMIN e Grupo Identidade de Negros e Negras), de comunidades e sínodos e outros grupos da IECLB, do Poder Público Municipal, de organizações da sociedade civil, do movimento ecumênico, locais, nacionais e internacionais.

Marcia Blasi e André S. Musskopf (do Programa de Gênero e Religião) e Rosangela Stange (Coordenação de Gênero da IECLB) saudaram os/as presentes em nome do Espaço Diversidade e falaram da importância da parceria entre as instituições para a construção dessa Campanha que está inserida dentro do Tema do Ano da IECLB – viDas em comunhão – e tem como objetivo chegar a todas as comunidades e grupos da Igreja através dos materiais produzidos primeiramente para a comemoração do Dia Internacional da Mulher (08 de março).

O Pastor Presidente da IECLB, Pr. Dr. Nestor Friedrich, foi lembrado através da apresentação de um vídeo com uma mensagem da Presidência da Igreja para o Dia Internacional da mulher, no qual fala da importância dessa data e do envolvimento da Igreja nos debates e ações para garantir a dignidade e justiça para as mulheres, convocando todos/as a se envolverem na Campanha “Em comunhão com as viDas das mulheres”. Uma campanha que será desenvolvida ao longo do ano e que deve se estender até 2017 quando se comemora os 500 anos da Reforma, de maneira especial olhando para a contribuição das mulheres na Igreja e na sociedade ao longo desses 500 anos.

Em nome da IECLB, o Secretário da Ação Comunitária, P. Mauro Souza, destacou a importância da Campanha para a Igreja e o compromisso pessoal do Pastor Presidente com a campanha e a temática. O Reitor Oneide Bobsin saudou os/as presentes falando da importância da parceria entre IECLB e Faculdades EST nesse tem e em outros e agradeceu especialmente a presença de lideranças da Igreja, do movimento ecumênico, do poder público e da sociedade civil o que demonstra que o enfrentamento da violência exige uma articulação entre todas essas forças. Romi Bencke, Secretária Executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC mencionou a importância dessa Campanha para o movimento ecumênico e para a garantia dos direitos humanos no Brasil. Em Carta, a Rev. Dra. Elaine Neuenfeldt, reafirmou o apoio da Federação Luterana Mundial a essa iniciativa, destacando sua importância para a Comunhão Luterana, especialmente no contexto da América Latina.

A Pa. Rosangela Stange ainda falou dos demais materiais já produzidos no contexto da Campanha da continuidade da Campanha ao longo do ano, com o objetivo principal de coletar histórias de viDas das mulheres e sua contribuição para a Igreja e sociedade, bem como a produção de outros materiais e subsídios para discutir essa temática em todos os âmbitos da Igreja. André S. Musskopf relembrou a Programação do Programa de Gênero e Religião para o Dia Internacional da Mulher que segue durante a semana.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE ATIVIDADES:

10 DE MARÇO - Aula Inaugural do Bacharelado em Teologia - "Política de Justiça de Gênero" com a professora Ma. Marcia Blasi - às 19h, Auditório Dr. Ernesto Th. Schlieper (Prédio S)

12 DE MARÇO - Culto Eucarístico pelo Dia Internacional da Mulher - às 8h40min, Capela da Faculdades EST (Prédio S)

14 DE MARÇO - Lançamento do livro "Ainda feminismo e gênero" e Sarau Feminista, às 18h, Espaço Diversidade (Prédio L - Faculdades EST)