Intercâmbio entre universidade colombiana e Faculdades EST

O II Seminário de Teología y Género organizado pela Facultad de Teología da Pontifícia Universidad Javeriana da Colômbia aconteceu nos dias 19 e 20 de março. O evento faz parte das atividades de intercâmbio desenvolvidas entre a universidade colombiana e a Faculdades EST, através do projeto “Teologia e sexualidade, saúde reprodutiva e direitos”, com apoio da Igreja da Suécia. Participaram do evento pela Faculdades EST o Prof. Dr. André S. Musskopf, pesquisador principal e coordenador do Projeto na Faculdades EST; o Prof. Dr. Remi Klein, pesquisador associado; e a doutoranda Luciana Steffen, assistente de pesquisa do projeto.

O projeto “Teologia e sexualidade, saúde reprodutiva e direitos” tem como objetivo pesquisar e realizar atividades de extensão sobre teorias e metodologias que possibilitem desencadear processos educativos sobre sexualidade, saúde reprodutiva e direitos no âmbito da reflexão teológica e da prática eclesiástica na América Latina e no Caribe, numa perspectiva interdisciplinar, em diálogo com organizações e grupos sociais e eclesiais, a partir dos princípios da educação popular e da pesquisa participante e através do intercâmbio com a Pontifícia Universidad Javeriana (Colômbia).

A primeira atividade de intercâmbio ocorreu em novembro de 2014, quando dois pesquisadores e uma pesquisadora da Colômbia estiveram na Faculdades EST para realização de um seminário. Na ocasião, foram apresentados e discutidos os projetos de pesquisa desenvolvidos nas duas instituições através do projeto financiado pela Igreja da Suécia. O evento também contou com a assessoria da Profa. Dra. Edla Eggert (Unisinos) sobre educação popular e teologia feminista e da Profa. Dra. Rosângela Angelin (URI) sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos, ambas integrantes do Núcleo de Pesquisa de Gênero e participantes do Grupo de Estudos sobre Teologia e sexualidade, saúde reprodutiva e direitos, atividades do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.

O evento realizado na Colômbia contou com a presença de integrantes dos dois grupos de pesquisa da Pontifícia Universidad Javeriana envolvidos no projeto. Os/as participantes foram saudados na abertura pelo Decano da Faculdade de Teologia, P. Hermann Rodriguez, S.J, e tiveram a oportunidade de aprofundar temas relacionados ao projeto a partir de “conversatorios” e atividades experienciais. No primeiro dia, Olga Consuelo Vélez introduziu a discussão sobre “A investigação-ação-participativa (IAP) como método na teologia”, a arteterapeuta Ángela Rivas conduziu atividade sobre o trabalho desenvolvido com pacientes que vivem com HIV do Hospital San Ignacio, e Remi Klein falou sobre o seu projeto de pesquisa na área da educação cristã a partir da discussão sobre teologia e saúde sexual.

No segundo dia, Vicente Valenzuela trabalhou a temática “Teologia e HIV”, os/as integrantes visitaram a organização Huellas de Arte para conhecer o trabalho desenvolvido pela organização formada por mulheres com HIV e participam de um dos projetos de pesquisa. No mesmo dia, André Musskopf fez uma apresentação seguida de debate sobre teologia e direitos sexuais. Ainda durante a tarde houve reunião de trabalho para revisão de acordos entre as equipes das duas instituições, incluindo a participação de pesquisadores e pesquisadoras da Pontifícia Universidad Javeriana no IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, a ser realizado de 05 a 08 de agosto, na Faculdades EST. O evento foi encerrado com música e dança folclórica colombiana.

“O Seminário foi uma oportunidade importante para que os pesquisadores e as pesquisadoras das duas instituições estabeleçam e fortaleçam os laços de solidariedade e parceria entre as duas instituições e para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, além de aprofundar as temáticas do projeto a partir dos distintos contextos”, disse o Prof. Dr. André S. Musskopf, coordenador do projeto na Faculdades EST.

Em 2016 está previsto um evento de encerramento do projeto a ser realizado na Pontifícia Universidad Javeriana, quando serão socializados os resultados das pesquisas.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini