Internacionalização: Faculdades EST recebe grupo de pesquisadores da Alemanha

Entre os dias 17 e 27 de março receberemos o grupo de pesquisadores e pesquisadoras da Universidade de Leipzig, da Alemanha. Trata-se de um grupo de pesquisa sobre a Identidade do Culto Evangélico Luterano nos últimos 200 anos no contexto alemão e brasileiro. O momento não poderia ser melhor: a cidade de São Leopoldo e a região se preparam para as celebrações do Bicentenário da Imigração Alemã.

A visita começa com a chegada em São Paulo, na manhã do dia 17, e segue com a vinda do grupo a São Leopoldo no domingo (19/03) à tarde. Em São Paulo estão previstas visitas às instituições da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e rodas de conversa. O Dr. Romeu Martini, que é pesquisador associado, e o Prof. Dr. Júlio Adam, docente da Faculdades EST, estarão neste percurso fora do Estado.

Já na região do Vale do Sinos, estão sendo organizadas visitas à cidades próximas como Ivoti, Estância Velha e Dois Irmãos, além de trajetos guiados no Campus da Faculdades EST e também no Morro do Espelho. O grupo deve visitar ainda a sede da IECLB em Porto Alegre e realizar passeios na capital gaúcha. Também estão previstas rodas de conversa e cultos ao longo de toda a programação.

SAIBA MAIS

Este é um importante projeto de internacionalização e de pesquisa, envolvendo as áreas da Teologia, Liturgia, Homilética, Música, entre outras. A parceria do grupo de pesquisa internacional existe desde antes da pandemia de Covid-19 com reuniões regulares. No ano de 2021, a articulação resultou na realização de um simpósio internacional online, com grande participação e variada produção bibliográfica (alguns textos já publicados e outros no prelo).

O grupo de pesquisa tem financiamento da Deutsch Forschungsgesellschaft (https://www.dfg.de/). Em maio deste ano, os pesquisadores e pesquisadoras do Brasil irão para Leipzig para uma rodada de atividades.

Conheça as pessoas participantes

ALEMANHA

Prof. Dr. Alexander Deeg

Christian Boerger