IV Congresso Internacional da Faculdades EST

Durante quatro dias, a Faculdades EST foi sede da quarta edição de um dos eventos mais importantes que acontecem em seu campus. Reunindo pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e do exterior, o Congresso Internacional teve palestras, comunicações orais, lançamento de livros, além do XVII Salão de Pesquisa, onde são apresentados trabalhos de estudantes de graduação e pós.

A mesa de abertura do Congresso “Tragédia ou farsa? Democracia e autoritarismo no século XXI”, com a Dra. Tatiana Vargas Maia (Unilasalle) teve mediação do Prof. Dr. Oneide Bobsin. Na terça-feira, dia 11 de setembro, a palestra principal foi apresentada pela Profa. Dra. Christina Vital da Cunha (UFF) sobre o tema “Cultura Pentecostal em periferias: interfaces com a política institucional e com o movimento social urbano”. Na quarta-feira, dia 12 de setembro, aconteceu a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. Vítor Westhelle (em memória). Na quinta-feira, dia 13, último dia de evento, na palestra principal o Prof. Dr. Edson Teles (UNIFESP) falou sobre “Violência estrutural no pós ditadura e as lutas e saberes de resistência.

Experimentação estética

Um dos destaque do evento, foi a atividade de experimentação estética organizada pelo Núcleo de Pesquisa de Gênero, Programa de Gênero e Religião e Grupo Identidade. No espaço organizado no Auditório Dr. Ernesto Schlieper foram oferecidas um conjunto de atividades em que foi possível ter contato com diferentes linguagens e diferentes formas de produzir conhecimento. “Todas as atividades foram pensadas a partir dos eixos gênero, religião, política e direitos, abordados desde uma determinada proposta estética, tendo como base teorias e métodos feministas”, informou o documento de divulgação da atividade. Foram cinco formas de experimentação: “(Des)bordar a Teologia”, com o PGR e a Associação das Bordadeiras Tecendo Memórias de Ivoti, experienciando a oportunidade de bordar palavras libertadoras; “Quem matou Marielle?!”, com Sônia Ingrid Kanitz, em que os e as participantes realizaram a pintura de telas fazendo referência à vereadora assassinada em 2017; “Vestes falantes”, com Solange Gonçalves, que apresentou suas obras nas quais reflete sobre a reforma psiquiátrica e a liberdade; “Cinema, arte e representação das mulheres”, com Marcela de Maria e Eriksson Mateus Tomaselli, que realizaram um debate sobre três pequenos filmes a respeito da forma como o cinema também é uma tecnologia social que produz um sistema de convenções e representações; “Trançando identidade e afeto”, com Daiana Cristina de Souza, que colocou em prática tranças estilosas e cheias de identidade; e “Música, uma construção de gênero”, com a Secretaria de Políticas para as Mulheres de SL, a fotógrafa Gleici Soranso e o assistente estudante de Teologia Felipe Hobus Vollrath, que refletiu sobre a violência de gênero nas letras das músicas brasileiras.

A IV edição do Congresso Internacional da Faculdades EST oportunizou momentos únicos de convivência, espiritualidade, aprendizado e qualificação.

Nossa instituição estará sempre de portas abertas para receber a todos e todas. Curta nossa página no Facebook (/faculdadesest) e no Instagram (@faculdades_est) para visualizar os registros do evento.