Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Líderes religiosos afirmam que o Tratado de Comércio de Armas deve regulamentar também munições


Líderes religiosos afirmam que o Tratado de Comércio de Armas deve regulamentar também munições

Líderes representantes de 90% dos 2 bilhões de cristãos do mundo emitiram uma apelo aos 194 governos que estão, atualmente, negociando o primeiro Tratado de Comércio de Armas que mantenham a questão da munição no texto do documento a ser aprovado.

A proposta na mesa de negociações seria no sentido de banir a venda de armas usadas em genocídios, crimes de guerra e graves violações dos direitos humanos. Quase todos os 194 estados envolvidos reconhecem que as armas e munições mais utilizadas nesses crimes devem ser incluídas no tratado.

As Igrejas e seus membros testemunham o custo humano da violência armada ilegal todos os dias, com vítimas sendo trazidas a hospitais de igrejas e cemitérios em diferentes partes do mundo. "O Tratado da ONU para o Comércio de Armas deve regulamentar a munição que é usada para atingir estas pessoas", dizem os representantes do Conselho Mundial de Igrejas, da Aliança Evangélica Mundial, da Pax Christi Internacional e de Caritas, num comunicado conjunto divulgado na sexta-feira, dia 20 de julho, em Nova Iorque, Estados Unidos, onde acontecem as negociações.

Uma pequena minoria de países, incluindo grandes potências mundiais, insistem que o tratado não deve regulamentar a questão da munição.

"Não há como omitir as munições nesta nova regulamentação cuja demora tem causado morte e sofrimento para milhões de pessoas," declararam os líderes cristãos, quando as negociações do tratado da ONU, que durarão um mês, chegam à metade do caminho e num ponto particularmente sensível.

O moderador do Conselho Mundial de Igrejas Comitê Central, o Rev. Dr. Walter Altmann, liderou a delegação ecumênica na Conferência da ONU sobre o Tratado de Comércio de Armas, em Nova York. A campanha do CMI por um Tratado de Comércio de Armas forte e eficaz envolve cerca de 70 igrejas-membros e organizações afins em 35 países.

Texto: Site do CMI


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Explorando o Sabor e a História: alunos e alunas do Mestrado Profissional desbravam o Vale dos Vinhedos

  • 24ª edição do Curso Oscar Romero contou com a assessoria do Programa de Gênero e Religião

  • Encontro aberto: Natureza, Saúde Mental e Educação

  • Liberdade de Culto – Direto ao Ponto convida professores da Faculdades EST

  • Saudação do Diretor-geral da Faculdades EST na abertura do módulo de janeiro de 2024 do Programa de Mestrado Profissional

  • Meditação de acolhimento no Mestrado Profissional inspira reflexões profundas

  • Abertura do módulo de janeiro de 2024 do Mestrado Profissional: busca de sentido e comprometimento marcam o início do período letivo

  • CALENDÁRIO ACADÊMICO 2024 DA FACULDADES EST

  • Retrospectiva da Faculdades EST

  • Mensagem de Natal da Faculdades EST: um convite à transformação e esperança

  • CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA: Itinerário Confessional – IECLB – ênfase Pastoral – modalidade a distância (EaD)

  • Lançamento do Bacharelado em Teologia - Itinerário Confessional - IECLB

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.