Mês do Mártir

Durante o mês de abril, acontece na Faculdades EST o Mês do Mártir. O evento é uma parceria entre o Grupo Semeando Esperança, o Grupo de Leitura Dietrich Bonhoeffer, o Núcleo de Identidade e o Centro Acadêmico Dr. Ernesto Schlieper - CADES. A ideia de realizar o evento em abril, surgiu em função da data em que morreram duas personalidades mundiais importantes, Dietrich Bonhoeffer e Martin Luther King Jr. As atividades refletem sobre a luta, a denúncia, a fé, a coragem do mártir e suas consequências nos dias atuais. “A ideia é que a vida dessas personalidades possa nos inspirar de alguma forma, sendo uma Igreja combativa, uma Igreja que luta”, ressalta Pablo Fernando Dumer, estudante do Mestrado em Teologia.

A próxima atividade é o Cine Debate sobre o filme Selma – Uma luta por igualdade, que acontece neste sábado, 25, às 19h, na sala 512.

Na quarta-feira, 29, às 19h, no Auditório do Prédio H, acontece a Palestra Pública com o Prof. Dr. Peter Nash, de Wartburg College, nos Estados Unidos. Peter Nash foi o primeiro professor negro da instituição e responsável por fundar o Núcleo de Identidade da Faculdades EST.

***

O Grupo Semeando Esperança surgiu em 2011, a partir da necessidade que alguns estudantes sentiram de reestruturar a Pastoral Popular Luterana, um movimento teológico da igreja que estava desarticulado na Faculdades EST. O grupo espiritual trabalha temas da Teologia da Libertação.

Hoje, o grupo é formado por cerca de vinte pessoas, de diferentes semestres. Mas o número de participantes, geralmente, varia de acordo com o envolvimento dos estudantes com seus respectivos cursos, Bacharelado em Teologia, Pós-Graduação e também cursos de Música. Trata-se de um grupo de espiritualidade. “A gente se reúne uma vez por semana, toda segunda-feira, às 16h, num ambiente ao ar livre ou na capelinha. Nesses momentos, cantamos, lemos um texto bíblico, compartilhamos a vida, refletimos sobre o mesmo e, depois, confraternizamos”, explica Pablo.

***

Dietrich Bonhoeffer nasceu em Breslau, em 04/02/1906. Foi teólogo e pastor luterano, membro da resistência alemã anti-nazista e fundador da Igreja Confessante, ala da igreja evangélica contrária à política nazista. Bonhoeffer envolveu-se na trama da Abwehr para assassinar Hitler. Em março de 1943 foi preso. Acabou sendo enforcado em 09/04/1945, em Flossenbürg, pouco antes de Hitler cometer suicídio.

Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta, em 15/01/1929. Foi pastor batista e ativista político. Um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial através da não violência. Foi assassinado em 04/04/1968, em Memphis, no Tennessee/EUA. O Dia de Martin Luther King Jr. foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini