Ministério: o melhor ofício do mundo?

Ao proferir um clássico discurso para formandos de Stanford, nos Estados Unidos, Steve Jobs chamou a atenção para a importância crucial de se escolher uma profissão com cuidado e atenção. Segundo o fundador da Aplle, falecido em 2011, essa escolha é determinante na medida em que as pessoas passam grande parte das suas vidas envolvidas com o mundo do trabalho e uma escolha errada, portanto, poderia gerar enorme frustação e infelicidade.

Em um artigo clássico intitulado “Jornalismo: o melhor ofício do mundo”, Gabriel Garcia Márquez faz o elogio da profissão, com o viés conhecido daquele grande escritor. Inspirados pela reflexão de Garcia Márquez, estudantes de Teologia da EST foram interpelados pelo professor Dr. Roberto Zwetsch a pensar até que ponto o "ministério da igreja" é, ou pode ser também, "o melhor ofício do mundo".

Embora muitos relatos explicitem que o ofício de um ministro talvez não seja “o melhor”, a paixão pelo trabalho de anunciar o evangelho, trazendo ânimo para a vida das pessoas, é louvável e gratificante, como afirmou Roana C. Gums. Para os estudantes da EST, construir e fortalecer a caminhada do povo de Deus é deixar contaminar-se pelo inconformismo e, ativamente, anunciar a boa nova na qual estão contidas as pistas para a solidificação de um outro mundo possível.

“Ministro do evangelho pode não ser o melhor ofício, mas ele deve ser aquele que anuncia a boa nova e busca transformar a realidade que o cerca, não se conformando com o que está posto, mas buscando ser nova criatura em Cristo Jesus”, ensinou o estudante Orlando Ribeiro Rodrigues.

Os relatos evidenciam o potencial da Teologia em fazer emergir vocações capazes de despertar nos estudantes uma sensibilidade particular, direcionada a enxergar o mundo a partir das lógicas e pontos de vista do outro que procura por amparo no seio da igreja.

“Quando se fala em servir ou atuar em algum campo social ou eclesial na condição de cristão, tão logo o conceito de ‘profissão’ deveria ser abandonado e ser assumido o caráter de ‘vocação’”, pontuou Juarez Assmann, para quem a Teologia está desafiada a resgatar as bases e as fontes de uma verdadeira interlocução com o mundo e os seus problemas.

Para os futuros ministros e ministras, o saber Teológico exige leituras e reflexão crítica, embora esteja alicerçado também por capacidades e destrezas que não podem ser ensinadas, mas apenas experimentadas. “A Teologia se aprende fazendo e, se não houver teoria, não haverá prática”, explicou a estudante Rebeca Lahass.

Definido por Balduino Harchibake como um “ofício incompreensível e devorador”, o fazer teológico também representa para os estudantes da EST uma paixão insaciável, somente capaz de ser vivenciada por pessoas dispostas a sofrer, a se doar e a correr riscos em favor do anúncio do evangelho e da denúncia das injustiças.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs