Momento de Partilha com a Pastora Sinodal do Sínodo da Amazônia, Pastora Vera: Desafios e Alegrias do Ministério na Amazônia

Na manhã desta segunda-feira, 28, um encontro marcante reuniu o coordenador do Bacharelado em Teologia, Prof. Dr. Oneide Bobsin, os professores Dr. Júlio Cézar Adam e Dr. Flávio Schmitt, o coordenador da Central de Serviços Compartilhados, Dilceu Witzke e um grupo de estudantes da Teologia. O motivo? Uma enriquecedora conversa com a Pastora Sinodal do Sínodo da Amazônia, a Pastora Vera Lucia Engelhardt. O tema central da partilha foi "Viver o ministério na Amazônia – desafios".

O objetivo principal do encontro foi apresentar o Sínodo da Amazônia como um espaço propício para o exercício do ministério, destacando tanto os obstáculos quanto as recompensas dessa jornada espiritual e vocacional. Através de um diálogo fundamentado na passagem bíblica de João 1, os/as participantes puderam explorar o profundo significado da vocação e do chamado divino, especialmente na rica e diversificada região da Amazônia.

Pimenta Bueno, Rondônia, um local que detém um marco histórico para a presença luterana na Amazônia Ocidental. Foi no ano de 1970 que a comunidade iniciou e foi integrada à IECLB em reunião do Conselho Diretor da Igreja. Essa história demonstra a resiliência e o compromisso da comunidade religiosa em estabelecer raízes na região, destacou a Pastora Vera. O Concílio da IECLB, do ano 1972 tomou a decisão de acompanhar os seus membros migrantes aos centros urbanos e Centro-Oeste e Amazônia.

Embora muitas vezes se fale sobre os desafios enfrentados na região da Amazônia, a Pastora Vera destacou a infraestrutura existente, incluindo energia solar, acesso à internet, centros médicos, escolas e universidades, e que a região está gradualmente se desenvolvendo para melhor atender às necessidades das comunidades locais. Além disso, a região se destaca na produção de café, cacau e psicultura, refletindo a busca constante por desenvolvimento sustentável e aproveitamento dos recursos naturais de maneira responsável.

Um destaque significativo foi dado aos dados estatísticos da Olimpíada de Matemática do Brasil, demonstrando o potencial intelectual dos jovens na região. Além disso, números relacionados ao emprego em Vilhena e Cacoal, com mais de mil vagas de emprego abertas, ilustram um cenário de oportunidades em evolução constante.

A Pastora Sinodal Vera compartilhou também sua experiência pessoal e reflexões sobre o ministério com ordenação. Ela enfatizou a importância de conhecer profundamente a história da região e das comunidades, o que possibilita uma atuação mais efetiva e significativa. Além disso, destacou a relevância do trabalho em equipe, da participação ativa dos membros e da compreensão do chamado e da vocação.

No encerramento, a mensagem deixada foi a de que cada comunidade que se reúne é um reflexo da ação de Deus, destacando a importância do Espírito Santo na vida da Igreja. A Pastora Vera ressaltou ainda a importância de construir comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, onde cada indivíduo é conhecido e valorizado.

Em um mundo com desafios diversos e distâncias geográficas significativas, a partilha de experiências e conhecimentos se torna uma ferramenta crucial para o fortalecimento da fé e do ministério. A Pastora Sinodal Vera proporcionou insights valiosos sobre a complexidade e a beleza de viver o ministério na Amazônia, um lugar que não apenas requer dedicação, mas também oferece oportunidades únicas de crescimento espiritual e transformação.