Morre Reitor da Universidade de Stellenbosch

No dia 27 de junho veio a falecer, repentinamente, o Reitor da Universidade de Stellenbosch na África do Sul, Hayman Russel Botman, aos 60 anos. Botman foi o primeiro reitor negro desta Universidade, tradicionalmente branca, de fala Afrikaans.

Pastor da Igreja Reformada da África Meridional em Fase de Unificação (URCSA), lecionou na Universidade do Cabo Ocidental de 1994 a 1999. Desde 2000, foi professor de Teologia Prática, Ecumenismo e Teologia Pública na Faculdade de Teologia de Stellenbosch. Em 2002, foi nomeado vice-reitor, e eleito reitor em 2007. Em 2012, foi reeleito para outro mandato de cinco anos. Nesses dias embarcaria rumo à Escócia, onde receberia um doutorado honoris causa da Universidade de Aberdeen. Ele deixa sua esposa, Beryl, e quatro filhos.

No ano da rebelião de Soweto, em 1976, como estudante, liderou protestos de direitos humanos contra as leis do apartheid. De 2003 a 2007 foi presidente do Conselho Sul-Africano de Igrejas, e é autor de numerosas publicações sobre direitos humanos, reconciliação, dignidade humana e justiça social.

Enquanto reitor, com seu compromisso firme pela justiça e igualdade de raça e de gênero, promovendo a inclusão de negros e negras e de mulheres, vinha enfrentando sérias resistências. Para ele, o filho de um fazendeiro e o filho de um trabalhador rural deveriam ter a igual oportunidade de se tornar estudantes de Stellenbosch, uma das mais tradicionais e conceituadas universidades da África do Sul.

A EST transmite seus profundos sentimentos aos colegas de Stellenbosch e manterá honrosa memória do seu falecido Reitor. O culto de despedida e o enterro terá lugar no dia 5 de julho, em Coetzenburg.

A Faculdades EST mantém um convênio de colaboração acadêmica com a Faculdade de Teologia em Stellenbosch desde 2012, cujo decano, Prof. Dr. Nico Koopman, já esteve várias vezes em São Leopoldo, ultimamente como conferencista no I Congresso Internacional da Faculdades EST sobre "Religião e Sociedade: Desafios Contemporâneos", realizado no mesmo ano.

O professor da EST e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Dr. Rudolf von Sinner, é professor extraordinário naquela Faculdade, nomeação efetuada pelo Reitor Botman em 2013.