Música tem nota máxima da CAPES

No início deste segundo semestre a Faculdades EST e, especialmente, o curso de Licenciatura em Música, comemoraram a conquista da nota 5, a nota máxima na avaliação para reconhecimento do curso. A visita dos avaliadores aconteceu em maio e a portaria do MEC foi publicada em agosto. Para a instituição de ensino, foi uma conquista importante. “A Faculdades EST sente-se comprometida com ensino e pesquisa de excelência. A tradição luterana compreende a Música como elemento essencial para a formação integral do ser humano. Assim, Música e Educação se encontram no curso de Licenciatura em Música da Faculdades EST”, destacou o Reitor Prof. Dr. Wilhelm Wachholz. O reconhecimento é requerido quando a primeira turma do curso novo entra no quinto semestre. A comissão foi formada por dois avaliadores, que visitaram a instituição e verificaram se foi cumprido o projeto apresentado para autorização. Eles avaliam a organização didático-pedagógica; o corpo docente, discente, técnico-administrativo; e as instalações físicas.

Para a Profa Dra Laura Franch Schmidt da Silva, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música Faculdades EST, a conquista da nota máxima representa o reconhecimento da trajetória da música na Faculdades EST, que iniciou com o Instituto  Superior de Música (ISM). “A Licenciatura em Música iniciou em 2011 e já tem nota máxima. Significa que temos um curso diferenciado na região. E o mais importante, dentro dos parâmetros da legislação, com estágios do início ao final do currículo, durante os oito semestres. Isso é muito importante”, salientou Profa Laura. “O reconhecimento pelo MEC da excelência do curso renova o compromisso da Faculdades EST, em especial, do corpo docente, pelo ensino humanizante pela Música, formando profissionais qualificados é éticos”, diz Prof. Wachholz.

A música na Faculdades EST

O ensino da música na Faculdades EST é totalmente diferenciado. No curso, não se trabalha, especificamente, apenas a parte técnica musical, mas também a parte humana, ética, a questão da inclusão e, principalmente, a busca pela formação de um profissional com o perfil que saiba lidar com redes sociais e toda essa diversidade que encontramos nos dias atuais.

“Quem procura a Faculdades EST vai encontrar um curso que trabalha todos os gêneros musicais. Nós vamos desde o samba, o samba de raiz, os rocks, toda essa riqueza da música gauchesca, o gospel, até o erudito”, informa Profa Laura.

Além disso, a instituição oferece um programa de nivelamento musical para quem não conhece música de uma forma sistematizada.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini