Na estrada da vida, o momento da formatura

A metáfora da “estrada da vida” serviu de inspiração para que os formandos em Teologia da EST recordassem as histórias vividas e as amizades cultivadas no Morro do Espelho, “um ponto de encontro e um lugar de chegadas e partidas”.

Durante a solenidade, celebrada no sábado, dia 12, os juramentistas Tiago Graube e Paula Trein disseram que ao longo dos anos de curso “nem tudo foi fácil, mas fomos conduzidos pelo caminho certo que se concretiza nesta celebração”.

Em nome dos 16 formandos e formandas, Tiago e Paula agradeceram pelos valiosos ensinamentos compartilhados pelos professores. Em memória às primeiras aulas do curso, recordaram o ensinamento singelo e preciso do mestre Osmar Witt: “devemos deixar a Teologia perpassar as nossas vidas”.

Professores paraninfos, Dra. Gisela Isolde Waechter Streck e Me. Walter Volkmann recordaram as eternas cobranças quanto ao uso da crase, nas aulas de Português, e a exigência da formulação de uma boa pergunta como premissa fundamental para uma investigação qualificada, questão discutida nas aulas de Metodologia da Pesquisa.

Ao desejarem que seus ex-alunos tornem-se pessoas realizadas pessoal e profissionalmente, Gisela e Walter os entusiasmaram a ver, ouvir e dialogar com outro, agindo em busca de respostas. “Sejam pessoas sensíveis e interessadas frente à situação do outro, sendo uma bênção para elas”, proferiram.

Em representação à presidência da IECLB, a Secretária de Formação, Ma. Débora Conrad, agradeceu à EST pela caminhada conjunta no processo de formação de ministros e ministras. “O permanente diálogo tem sido fundamental para essa parceria e a IECLB reconhece o esforço desta instituição em manter a excelência no processo de formação”, enfatizou.

No dia em que a seleção brasileira de futebol se despedia com derrota da Copa do Mundo, o reitor Oneide Bobsin fez menção ao apóstolo Paulo num chamado para que as pessoas encontrem a glória em meio às tribulações. “As tribulações nos levam à perseverança, que por sua vez conduz à experiência que nos leva ao caminho da esperança renovada”, afirmou entusiasmado.

A turma ainda prestou homenagem aos professores Ma. Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer e Me. Verner Hoefelmann e aos funcionários Marta Prado e Valmir Dias Pereira.

A solenidade foi precedida por culto de Ação de Graças celebrado pelo Pr. Dr. Wilhelm Wachholz.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs