Noite de homenagem e emoção

Na noite de quarta-feira, 10, durante as atividades do II Congresso Internacional da Faculdades EST, aconteceu a cerimônia de outorga do Título de Doutora Honoris Causa à teóloga e filósofa Ivone Gebara. Para a cerimônia, o auditório foi transformado em uma ‘sala de estar’, para que os convidados e a homenageada sentissem o aconchego e a receptividade que somente um lar oferece. Infelizmente, por motivos de saúde, Ivone Gebara não esteve presente no evento, mas a cerimônia foi transmitida em tempo real pelo site da Faculdades EST.

No texto de agradecimento enviado pela homenageada ela destacou que esse é um título coletivo. “Se não fosse a luta de tantas mulheres por seus direitos e por fazer teologia desde a sua realidade não teríamos chegado onde chegamos. Cada uma deu algo de si, partilhou, sofreu para abrir alguns novos caminhos”, enfatizou Ivone, em uma de suas correspondências.

A recomendação da concessão do título foi uma iniciativa  do Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST (NPG-EST), considerando que a biografia de Ivone Gebara revela um trabalho constante e profundo desde o surgimento da Teologia da Libertação e da Teologia Feminista no Brasil e na América Latina. Ela contribuiu de forma essencial para a formação teológica no contexto brasileiro e latino-americano, visibilizando a participação das mulheres na construção da Igreja e da sociedade.

A relação de Ivone com a Faculdades EST é de longa data. A leitura de seus textos e sua presença em atividades, ainda nos anos 80, foram fundamentais para o desencadeamento da discussão teológica a partir das mulheres. Ainda nos anos 80, ela esteve na EST, lecionando e dialogando com o Grupo de Mulheres e a Comissão Pró-Teóloga, que redundou na criação da Cátedra de Teologia Feminista, em 1991. Em 1987, a Revista Estudos Teológicos publicou o texto “Desafios que o movimento feminista e a teologia feminista lançam à sociedade e às igrejas”. Da mesma forma, seus estudos contínuos na área de gênero influenciaram toda uma geração de pesquisadores e pesquisadoras que  têm integrado o Núcleo de Pesquisa de Gênero desde 1999 e realizam suas pesquisas no Programa de Pós-Graduação da EST. Numa de suas últimas visitas à EST, participou do II Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião (2006) como conferencista e sua contribuição foi publicada no livro Epistemologia, sexualidade e violência, em 2008.

Na ocasião também foi apresentado o livro Querida Ivone: amorosas cartas de teologia e feminismo, pela Profa. Dra. Nancy Cardoso, uma homenagem de teólogos e teólogas para Ivone. Além disso, integrantes do Grupo de Pesquisa e Gênero da Faculdades EST produziram, de forma coletiva, um manto para presentear a homenageada feito de patchwork, uma montagem de vários bordados e diferentes tecidos para simbolizar o trabalho de ‘muitas mãos’ realizado por Gebara. De certa forma, esta lembrança remete à coletividade que Ivone Gebara referiu em seu agradecimento.

Francisca Mezelo, companheira de luta de Ivone Gebara, agradeceu emocionada em nome da homenageada. “Essa luta de vocês para fazer essa caminhada, para termos um mundo melhor, para construirmos a vida é muito importante! Eu agradeço pela coragem e empenho em dar um título a uma pessoa que está tentando lutar para termos um mundo mais humano, mais justo! Eu vou levar meu abraço e todo esse carinho de vocês para ela”, disse ela.

O coordenador do NPG-EST, Prof. Dr. André Musskopf não escondeu a emoção: “Certamente este é um dos momentos mais importantes da minha vida”, disse ele.

O evento foi animado pelo grupo musical Gingapraquê, formado por alunos do Curso Técnico em Música e da Graduação em Musicoterapia da Faculdades EST. A quarta-feira encerrou em clima de festa e alegria, com a certeza de uma homenagem reconhecida por todos que acompanham o trabalho da filósofa e teóloga Ivone Gebara.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini

Link: http://www.est.edu.br/aovivo