NOTA DE FALECIMENTO

A comunidade da Faculdades EST está enlutada. Faleceu no último sábado (15 de abril), o Prof. Dr. Erhard Gerstenberger (1932-2023). Ele faleceu pouco mais de duas semanas após o falecimento de sua esposa e companheira, Rita Gerstemberger (30 de março). Em 2020 o casal completou 50 anos de casamento, tendo recebido o reconhecimento e gratidão da cidade de Giesen, na Alemanha, onde residiam, também pelo seu engajamento na luta pelos direitos das mulheres e no cuidado das pessoas idosas.

De 1965 a 1975, ele atuou como pastor de comunidade em Essen-Frohnhausen. Durante este período ele casou-se e obteve a licença para docência teológica junto à Universidade de Heildelberg (1970). Em 1975 ele foi convidado para atuar como professor de Antigo Testamento na então Faculdade de Teologia, hoje Faculdades EST, em São Leopoldo.

A família Gerstenberger - o Prof. Gestenberger, sua esposa Rita, os dois filhos (Björn e Dennis) e a filha (Débora, que nasceria em 1977) - residiu em São Leopoldo de 1975 até 1981, quando o Prof. Gerstenberger, atendendo a convite da Universidade de Giesen, retornou com a família para a Alemanha. Ele veio novamente a Faculdades EST em mais de uma oportunidade como professor visitante.

Durante o seu tempo na Instituição ele travou contato com a teologia latino-americana de libertação. O diálogo com esta vertente teológica prosseguiu por toda a sua vida e ele fez significativos esforços para torná-la conhecida no contexto de língua alemã.

Entre seus vários livros que foram acolhidos para publicação pelo Fundo de Publicações da Faculdades EST através da Editora Sinodal, destacamos o livro “Homem e Mulher”, publicado em 1981 e que pode ser visto como uma contribuição ao tema da Justiça de Gênero, e, em tempos mais recentes, o livro “Teologias no Antigo Testamento. Pluralidade e Sincretismo da Fé em Deus” (2007), que resultou de uma parceria do Fundo com o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) e com a Editora Sinodal.

A Faculdade EST solidariza-se com a família Gerstenberger, especialmente com os filhos e filha neste momento. Consolamo-nos com o lema para o mês de abril proposto pelas Senhas Diárias:

“Cristo morreu e tornou a viver para ser Senhor tanto de mortos como de vivos” (Rm 14.9).

Foto: Harald Friedrich / Gießener Allgemeine