Novidades do Programa de Gênero e Religião para 2014

O Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST foi criado em 2009 dando continuidade à caminhada iniciada com a Cátedra de Teologia Feminista (1991) e com o Núcleo de Pesquisa de Gênero (1999) com o objetivo de reunir e expandir as ações na área de Teologia Feminista e Estudos de Gênero. Em 2013, foi constituída uma nova coordenação com a tarefa de construir uma proposta de reestruturação e fortalecimento do Programa. Grande parte desse trabalho focou na rearticulação de atividades e parcerias e na construção de um projeto que respondesse às atuais demandas e possibilidades para essa área no Brasil e na América Latina.

Como resultado desse trabalho, o ano de 2014 iniciou com a aprovação de um projeto que garantirá o desenvolvimento das ações do Programa nos próximos três anos, financiado pela Igreja da Suécia. Nesse período, objetiva-se a estruturação local (2014), fortalecimento das parcerias na América Latina e no Caribe (2015) e consolidação do Programa (2016). Para o corrente ano estão planejadas atividades no âmbito da própria instituição, com ênfase na criação de uma Política de Gênero na Faculdades EST e atividades com docentes e funcionários/as; atividades de extensão com ênfase na articulação de parcerias com grupos e movimentos sociais, de igrejas e religiões e setores governamentais; atividades de ensino com ênfase no oferecimento de disciplinas sobre feminismo e gênero em todos os cursos da instituição; e atividades que fomentem a pesquisa no âmbito da Pós-Graduação, organização e participação de eventos e publicações.

Além disso, o Programa de Gênero e Religião também foi convidado a assumir um segundo projeto financiado pela Igreja da Suécia sobre “Teologia, sexualidade, saúde reprodutiva e direitos”, em diálogo com a Pontifícia Universidad Javeriana da Colômbia. Esse projeto estará focado em desenvolver e promover pesquisas e atividades de extensão no âmbito da reflexão teológica e da prática eclesiástica na América Latina e no Caribe, numa perspectiva interdisciplinar, em diálogo com organizações e grupos sociais e eclesiais, a partir dos princípios da Educação Popular e da Pesquisa Participante.

Com a aprovação dos projetos de financiamento e tendo em vista o desenvolvimento de todas essas atividades, a equipe do Programa de Gênero e Religião foi ampliada. Na terça-feira, 6 de maio, a equipe de trabalho realizou sua primeira reunião sob a coordenação da Profa. Marcia Blasi e do Prof. André S. Musskopf. Fazem parte da equipe Amanda Motta Castro e Marli Brun, as doutorandas Luciana Steffen e Daniéli Busanello, as estudantes do Bacharelado em Teologia Ketlin Schuchardt e Sabrina Senger e também o Prof. Remí Klein como Pesquisador Associado.

“Estamos muito felizes com esse novo momento da discussão sobre Teologia Feminista e Estudos de Gênero na Faculdades EST. Embora essa discussão tenha saído um pouco de foco nos últimos anos, sentimos que essa discussão ainda é fundamental e necessária”, disse André Musskopf em representação à coordenação do Programa.

“A recente aprovação da Política de Gênero da Federação Luterana Mundial (FLM) e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) revelam que essa discussão está finalmente sendo apropriada pelas instituições. Isso renova o desafio de dar continuidade ao trabalho de inúmeras teólogas e pesquisadoras que nesses anos todos construíram um campo sólido de reflexão e atuação, muitas vezes invisibilizado”, disse Marcia Blasi que, ao lado de André, coordena o Programa.

O Programa de Gênero e Religião está localizado no Prédio L, Sala 1 – Espaço Diversidade, da Faculdades EST. Notícias e atividades podem ser acompanhadas pelo blog: www.npgenero.wordpress.com e contato pelo e-mail gênero@est.edu.br.

Confira abaixo uma galeria de imagens da reunião da equipe de trabalho do Programa de Gênero e Religião, realizada na terça-feira, 6, no Espaço Diversidade.

Created with flickr slideshow.