Prédio F é reinaugurado

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 16, o ato de reinauguração do Prédio F, da Faculdades EST, onde está alocado o Programa de Pós-Graduação. O reitor Prof. Dr. Wilhelm Wachholz conduziu o ato, que teve a participação de Hilmar Kannenberg, Presidente do Conselho de Administração; do P. Dr. Nestor Friedrich, Presidente da IECLB; da Profa. Dra. Gury Schneider-Ludorff, da Augustana- Hochschule, de Neuendettelsau, Alemanha, que está na EST para participar de um seminário com alunos e realizar uma Palestra Pública no dia 22 de abril; do P. Dr. Romeu Ruben Martini, Assessor Teológico da Presidência da IECLB.

Prof. Wachholz salientou a importância dos trabalhos da gestão anterior, do Prof. Dr. Oneide Bobsin, que iniciou as reformas dos espaços físicos. Também agradeceu ao Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Rudolf von Sinner, cujas iniciativas junto ao “Zentrum für Mission und Ökumene - Nordkirche weltweit” e “Evangelisches Missionswerk in Deutschland”, permitiram o financiamento da reforma do prédio. E lembrou de todos/as colaboradores/as,  internos e externos, que se engajaram na realização da obra. Wachholz agradeceu à direção da IECLB pelo apoio e reconhecimento dos esforços da Faculdades EST. O P. Presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich ainda dirigiu palavras à comunidade presente e encerrou com a leitura do Salmo 100 e uma oração.

Em 2016, a Faculdades EST comemora 70 anos de formação acadêmica no Morro do Espelho. Dentro deste espírito festivo, foram integradas as reformas físicas. Trata-se de obras permanentes que devem acolher a comunidade acadêmica pelos próximos anos.

A casa que sedia o Programa de Pós-graduação da Faculdades EST foi construída no início da década de 1960. Na época, visando novas salas para o Instituto Pré-Teológico (IPT) e uma lavanderia, no andar inferior, para uso comunitário. Aos poucos, a partir da década de 1980, quando surgiu o Instituto Ecumênico de Pós-Graduação (hoje PPG-EST), o Prédio F foi se tornando o “prédio da Pós-Gradução”.

Hoje, o prédio abriga salas de aula e de pesquisa do PPG-EST, na parte superior e na parte térrea. E, na parte inferior, existem quartos, que também foram reformados e que servem como hospedagem para visitantes. Wachholz lembrou que o Prédio F tem estreita relação histórica com o Prédio H.

Docentes e discentes dos cursos da Faculdades EST e da ESEP prestigiaram o ato e ficaram satisfeitos com a reforma do Prédio F. As salas foram pintadas; a iluminação agora é feita com lâmpadas LED, mais econômicas que as tradicionais; o piso de parquet foi lixado, tratado e recebeu o acabamento com sinteco para facilitar a manutenção; a água é aquecida através da captação de energia solar; o prédio, agora, conta com um banheiro adaptado; e, logo na entrada, o piso da rampa de acesso foi substituído por piso antiderrapante e um novo corrimão também foi instalado.

Prof. Rudolf disse que esse é mais um passo rumo a uma instituição com infraestrutura mais acolhedora, moderna e sustentável. “A reforma do prédio F da Faculdades EST concluída agora, abrange: 1) três salas de aula para pós-graduação, salas das coordenações e do Comitê de Ética em Pesquisa; 2) apartamentos e quartos de hospedagem; 3) salas para pesquisa de professores/as (estas já reformadas em 2003). Tudo agora com lâmpadas LED e água quente providenciada por coletores solares”, ressaltou.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini