Prevenção e cuidado

Todo os anos, a equipe que integra a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem o desafio de organizar as atividades para integrarem a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a SIPAT.

A CIPA é constituída  por funcionários e funcionárias que representam a Faculdades EST e a Escola Profissional e tem o objetivo de preservar a integridade física e a saúde de todos e todas na instituição. Este ano, a equipe que está à frente da CIPA é formada por Allan Ervin Krahn, Alceone de Oliveira, Belmira Blume, Vanessa Vargas, Verner Hoefelman, Valmir Dias Pereira, Valdecir Adriano Ferreira e Felipe Fernandes. “A organização da semana SIPAT é bastante desafiadora, demanda organização e comprometimento para que o evento atinja o objetivo proposto. Quando toda equipe participa efetivamente fica mais fácil”, destacaram.

Este ano, a SIPAT acontece no mês de maio, quando é comemorado o Dia do Trabalhador. Confira a programação especial, que acontece todos os dias, na próxima semana, com início sempre às 14h, na sala 512.

Na segunda-feira, 16, às 14h, acontece a abertura com a profa. Maryléa Elizabeth Ramos Vargas, coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia, faz uma breve apresentação do curso. Em seguida, às 14h15, a psicóloga Lia Dauber palestra sobre Perdão e Saúde Mental.

Na terça-feira, 17, às 14h, a abertura será feita pelo prof. Rodolfo Gaede Neto, coordenador do Curso de Bacharelado em Teologia, e às 14h15, acontece a palestra sobre Ergonomia laboral e Ginástica laboral, com Juliana Volpato.

Na quarta-feira, 18, às 14h, a abertura será feita pela profa. Laura Franch Schmidt Silva, coordenadora da Licenciatura em Música, e às 14h15, a palestra sobre Doenças sexualmente transmissíveis – DSTs”, com  Taciana Schmidt. Na quarta-feira, às 15h, o encerramento terá uma atividade especial com a profa. de teatro Janaíta Hartmann.

Na quinta-feira, 19, às 14h, a abertura será feita pelo prof. Daniel Hunger, coordenador dos Cursos Técnicos em Música e profa. Rosimari Oliveira, docente da Escola Profissional, e às 14h15, acontece a palestra sobre Medicina Preventiva - Saúde e Qualidade de vida, com Cristiane Páris.

Na sexta-feira, 20, às 14h, a abertura será feita pela profa. Adriana Presser, coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, em seguida acontece a palestra sobre Alimentação natural – aromas e sabores (preparo de sucos, temperos e pesto - degustação), com a nutricionista Júlia Valmorbida.

A comissão organizadora optou por promover palestras que farão a diferença no dia a dia dos colaboradores e colaboradoras, escolhendo temas atuais como “Foco Comportamental”, “Qualidade de Vida”, “Saúde e prevenção” e “Motivação”. “Assim esperamos atingir o principal objetivo, que é ter uma massiva participação na SIPAT”, comentou a equipe organizadora.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini