Professor da EST é eleito para Comitê Gestor de nova Rede Inter-Religiosa Global

Nos dias 22 a 27 de janeiro aconteceu, na África do Sul, a 2ª Conferência da Rede Inter-Religiosa Global para pessoas de todos os Sexos, Orientações Sexuais, Identidades e Expressões de Gênero (GIN-SSOGIE), encontro que reuniu 68 delegados/as de 35 países e das mais diversas tradições religiosas e movimentos sociais. Seu objetivo principal foi aprofundar o debate realizado na 1ª Conferência, celebrada em Estocolmo, em 2012, e, a partir da Reunião Anual Geral aprovar a Visão, Missão e Objetivos para que a Rede possa ter um registro civil e todos os documentos necessários para o seu reconhecimento legal e político.

Convidado por trabalhar essas temáticas no âmbito da teologia e por sua militância na área, o professor Dr. André S. Musskopf participou como um dos dois delegados latino-americanos presentes à Conferência. Além disso, foi eleito para compor o Comitê Gestor que ficará responsável pela constituição legal da Rede, junto com outros/as oito representantes: L-R Jacq Carver (Holanda), Japé Mokgheti-Heath (Suécia), Ken Moala (Samoa), Ludovic Zahed (África do Sul), Jide Macauly (Nigéria), Judith Kotzé (África do Sul), Janbarne Soda (Noruega), Haven Herrin (Estados Unidos).

“Para mim foi uma experiência profunda participar dessa Conferência, não apenas pelos impactos que essa Rede pode e deve gerar tanto na discussão sobre direitos humanos quanto nas teologias e estruturas das diferentes religiões, mas também pela possibilidade de convivência pacífica, respeitosa e amorosa entre os/as participantes de diversos sexos, orientações sexuais e identidades e expressões de gênero provindos/as de distintas tradições religiosas e não-religiosas que em outros espaços não conseguem dialogar e, em muitos casos, acabam motivando enfrentamentos e guerras”, ressaltou.

Participar da conferência na África do Sul, relatou o teólogo brasileiro, foi uma experiência da real possibilidade de juntar diversidade religiosa e diversidade sexual na construção de um outro mundo possível.

Bacharel, Mestre e Doutor em Teologia pela Faculdades EST, André Musskopf desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos Feministas, Teorias de Gênero, Teoria Queer, Masculinidade, Homossexualidade e Diversidade Sexual, na sua relação com Religião e Teologia.

Foto: Comitê da Rede Inter-religiosa: L-R Jacq Carver (Holanda), Japé Mokgheti-Heath (Suécia), André Sidnei Musskopf (Brasil), Ken Moala, Ludovic Zahed (África do Sul), Jide Macauly (Nigéria), Judith Kotzé (África do Sul), Janbarne Soda (Noruega), Haven Herrin (Estados Unidos).  Foto: Jabu C. Pereira

Crédito da Imagem: Jabu C. Pereira