Professor publica estudo sobre as igrejas e a democracia no Brasil

O professor da Faculdades EST, Dr. Rudolf von Sinner, acaba de publicar, nos Estados Unidos, um encorpado estudo sobre as igrejas e a democracia no Brasil após a transição democrática: The Churches and Democracy in Brazil: Towards a Public Theology Focused on Citizenship (Eugene/OR: Wipf & Stock, 2012, 406p.). A obra é resultado de muitos anos de pesquisa desenvolvida na EST e no Centro de Investigação Teológica (CTI) em Princeton, nos EUA.

A primeira parte conta a história da transição com seus avanços e problemas remanescentes, conceitua "sociedade civil" e "cidadania" como termos-chave da democracia brasileira, e traça uma linha de continuação das intuições centrais da Teologia da Libertação rumo a uma teologia pública com enfoque na cidadania, inspirado por aportes de Hugo Assmann, José Comblin, Clóvis Pinto de Castro e Evaldo Pauly.

Na segunda parte, apresenta e analisa documentos da Igreja Católica Apostólica Romana, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Assembleias de Deus (Convenção Geral) quanto a seu discurso e sua prática referente à cidadania. Para tanto, vale-se também de estudos empíricos disponíveis. Na terceira parte, desenvolve uma teologia da cidadania a partir de preceitos luteranos como a fé-confiança, a liberdade cristã, a ambiguidade da vida espelhada no ser humano visto como pecador e justo ao mesmo tempo, e a doutrina dos dois reinos ou regimentos que distingue (não separa!) as esferas espiritual e política.

Por fim, em diálogo com a teologia sul-africana e a Rede Global de Teologia Pública, elabora bases de uma teologia pública no contexto brasileiro, pautada pela cidadania. Busca incentivar e caracterizar uma significativa inserção das igrejas no espaço público marcada, ao mesmo tempo, por ousadia e humildade.

O professor da Faculdades EST e da Lutheran School of Theology at Chicago, Dr. Vítor Westhelle, no seu prefácio ao livro, julga que "este texto é um discurso pautado pela esperança, enfrentando desafios, oferecendo visão, e traçando um programa para a teologia num país como o Brasil, e tantos outros no Terceiro Mundo, tantas vezes marcados por cinismo quando se chega ao aspecto público das coisas." Segundo Westhelle, o livro é testemunho do que diz João Guimarães Rosa em Grande Sertão - Veredas:  "Conto o que fui e vi, no levantar do dia. Auroras."

A obra escrita pelo Prof. Dr. Rudolf von Sinner pode ser acessada através do link: