Resgate da cultura indígena fará do Brasil um país reconciliado com a sua história

A terceira edição do curso de Especialização em Educação, Diversidade e Culturas Indígenas, promovido através de parceria entre o Conselho de Missão entre Índios (COMIN) e a Faculdades EST, está com inscrições abertas até o dia 17 de janeiro.

Com o início das aulas agendado para 21 de janeiro, o curso pretende qualificar professores, educadores e lideranças comunitárias para práticas em educação na diversidade, com ênfase nas culturas indígenas. Interessados poderão pleitear bolsas de estudos de até 50% do valor dos créditos.

“Tendo em vista o fato de que a ênfase desta especialização está centrada na valorização das culturas indígenas, gostaria de ressaltar a presença entre nós de discentes e docentes Kaingang, Tupinikim, Guarani, Kaiowá e Terena”, ressaltou a coordenadora e professora do curso, Profª. Ms. Cledes Markus.

Direcionado à formação de multiplicadores para o exercício de seu papel transformador na sociedade, a especialização resgata a experiência das culturas indígenas com o intuito de despertar sensibilidades para a valorização da diversidade enquanto elemento de coesão, a fim de tornar o Brasil um país mais reconciliado com a sua própria história.

Na perspectiva da equipe do COMIN, a convivência entre os diferentes precisa ser facilitada para que a diversidade cultural não seja interpretada como elemento de divisão, mas sim como instrumento capaz de despertar práticas educativas na perspectiva da alteridade.

Os formandos estarão aptos a assumir e a multiplicar em escolas a execução da Lei Federal nº. 11.645, que torna obrigatória a inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino pública e privada.

Com carga horária de 400 horas, o curso Lato Sensu em Educação Diversidade e Culturas Indígenas tem duração de dois anos, contemplando três módulos de aulas presenciais e a produção de uma monografia. A metodologia contemplará o diálogo com diferentes áreas do conhecimento, articulando teoria e prática.

Saiba mais sobre o curso e faça a sua inscrição clicando aqui!!

Jornalista responsável: Micael Vier Behs