Revista Estudos Teológicos abre chamada para dossiê sobre o filósofo Michel Henry

A Revista Estudos Teológicos, importante periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, está com chamada aberta para submissão de trabalhos em dossiê temático. Os pesquisadores e as pesquisadoras que estudam sobre a vida, obra e legado do filósofo Michel Henry têm até o dia 04 de outubro para enviarem as suas produções.

A revista publica textos inéditos e revistos em português, espanhol, alemão e inglês de investigadores e investigadoras do Brasil e exterior na área de Teologia ou Ciências da Religião. Pesquisas que possuam interface com outras áreas no âmbito das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, atuando como um canal de socialização do conhecimento teológico e de pesquisas que apresentem temas relevantes à teologia e à religião, também são bem-vindas.

O dossiê sobre o Centenário Michel Henry é organizado pelo Prof. Dr. Silvestre Grzibowski (UFSM- Brasil) e pela Profa. Drª. Janilce Silva Praseres (UBI-Portugal).

Sobre o autor

No dia 10 de janeiro Michel Henry (1922-2002), filósofo e fenomenólogo franco-vietnamita, completaria 100 anos. Neste mesmo ano completam-se duas décadas da sua morte, por isso, o dossiê da Revista Estudos Teológicos visa o resgate do pensamento henryano para, assim, celebrar a sua filosofia.

Michel Henry dialoga na tradição filosófica e teológica com intelectuais como Mestre Eckhart, Descartes, Maine de Biran, Kierkegaard e Marx, Husserl. Seu percurso pensante também traz importantes referências do Cristianismo.

Entre as suas principais obras no campo da filosofia estão L’Essence de la manifestation [ A essência da manifestação], publicada em 1963 e Philosophie et Phénoménologie du corps [Filosofia e fenomenologia do corpo] publicada em 1965.

Publicações

A Revista Estudos Teológicos aceita textos (artigos e resenhas) de âmbito nacional e internacional de doutores e doutoras com vínculos em núcleos e grupos de pesquisa de programas de pós-graduação em Teologia ou Ciências da Religião e de áreas afins (dentro do âmbito da área das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas) desde que o assunto do texto esteja relacionado a um tema ou a uma preocupação teológica ou religiosa.

Os arquivos dos textos deverão ser submetidos exclusivamente pelo sistema on-line (Open Journal System) no portal da revista, mediante cadastro e criação de login e senha.

Para saber mais sobre as diretrizes para autores clique aqui.

Atualmente o Qualis  da revista é avaliado como A2, segundo a base de dados da Capes de 2013-2016. A submissão de textos para serem avaliados e possivelmente publicados é livre e gratuita, sem qualquer cobrança ou custo à pessoa autora.