Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.
A partir do dia 1º de agosto, as instituições de ensino de todo o país não poderão mais emitir documentos físicos de vida acadêmica. Com isso, os/as estudantes precisarão assinar eletronicamente as demandas que surgirem após essa data, tais quais contratos de matrícula, por exemplo. A medida inclui a Faculdades EST e Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP), de São Leopoldo - RS.
Para facilitar esse processo, o governo federal disponibiliza uma plataforma online de assinatura eletrônica. Assim, é possível assinar um documento em meio digital a partir de uma conta criada no site gov.br.
É importante destacar que os/as estudantes podem ficar tranquilas e tranquilos: o documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. Ou seja: é um processo seguro.
A seguir, veja o passo a passo de como proceder para assinar digitalmente um documento através da conta do governo federal.
1 - Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br. Caso você não tenha uma conta gov.br: acesse o portal gov.br e crie uma conta “prata” ou “ouro” .
2- Faça o login na sua conta gov.br usando seu CPF e senha. Após o login, você será direcionada ou direcionado para a tela de "Assinatura de documento"
3 - Adicione o arquivo que será assinado Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter extensão .doc, .docx, .pdf, ou .odt.
4 - Escolha o local da sua assinatura no documento. Clique no documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada. Em seguida, clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura.
5 - Valide sua assinatura - Na janela dos Provedores de Assinatura, clique em "usar gov.br". Em seguida, insira o código enviado para o seu celular. Você verá uma mensagem de sucesso e será direcionado para a página de onde poderá baixar o documento assinado.
6 - Baixe o documento assinado. Clique em "Baixar arquivo assinado" para baixar o arquivo .pdf para seu computador, celular ou tablet.
7- Consultar assinatura do documento Acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”. Também é possível consultar as assinaturas do documento no "Painel de Assinaturas" do Acrobat Reader ou de outros leitores de pdf.
Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:
Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.