SEMANA DA MÚSICA 2018

Como já é tradição,  sempre no início de novembro acontece a Semana da Música da Faculdades EST, que neste ano terá enfoque no mercado da música, com temas sobre Direitos Autorais e gerenciamento de carreira, além de debater a música gaúcha, remontando sua história.

O projeto, que existe desde 2003, tem como proposta reforçar elementos trabalhados em sala de aula e também mostrar aos e às estudantes perspectivas que vão além do que é visto em sala de aula. “A semana da Música  tem por tradição servir como um projeto para fortalecer iniciativas que acontecem durante a formação, além de oferecer diferentes atividades para os músicos locais”, afirmou o coordenador dos cursos técnicos em Música da ESEP, professor Ms. Daniel Hunger.

Programação:

Na segunda-feira, dia 5, às 19h30, a oficina de percussão será ministrada por Luiz Jakka, que é percussionista, já gravou e tocou com grandes músicos do cenário gaúcho e nacional, como Djavan, Gélcio Oliveira e Cláudio Vera Cruz. Atualmente, atua como professor da ESEP e estará realizando sua oficina com propostas para educadores musicais.

Na terça-feira, dia 6, às 19h30, Lê Vargas, do Tchê Guri, apresenta a masterclass  “Um diálogo entre a tradição e a modernidade” sobre a música nativista no RS. Lê Vargas integra  o grupo Tchê Guri desde 1990, a banda é precursora na divulgação da música gaúcha em âmbito nacional. São 18 discos na carreira e muitas produções de outros artistas gaúchas. O cantor, contrabaixista e compositor já protagonizou a produção de diversas edições do Galpão Crioulo, da Festa Nacional da Música e estará trazendo um pouco de sua experiência para falar sobre a história da música gaúcha desde a década de 50 até os dias atuais, além de tratar também sobre o surgimento da tchê music e analisar o desenvolvimento da cultura gaúcha frente aos paradigmas entre tradição e modernidade.

Na quarta-feira, dia 7, a partir das 19h30 , acontece o Recital Docente. A noite será dedicada à valorização do talento local, com participação dos professores da Faculdades EST e da ESEP, em um repertório que fará um misto entre o erudito e o popular.

Na quinta-feira, dia 8, às 19h30, acontece o workshop com Fábio Vargas, sobre Direito Autoral e o mercado da música. Para encerrar, às 21h, acontece a Festa da Música, na República das Cervejas, onde o Grupo Gingrapraquê, da Faculdades EST, apresenta seu repertório de MPB.