Semana da Mulher

O início das comemorações pelo Dia da Mulher aconteceu na Faculdades EST com o culto de Ação de Graças realizado dia 8 de março, pela equipe litúrgica, composta por integrantes do Programa de Gênero e Religião, Pa. Ma. Marcia Blasi, a estudante Ketlin Laís Schuchardt e a Pa. Dra. Marli Blum.

No dia seguinte foi o momento da aula inaugural, que marcou a abertura do semestre letivo, com palestra do Prof. Dr. André Musskopf sobre "Políticas de justiça de gênero", ressaltando as discussões sobre as desigualdades sociais, marca de uma longa tradição na Faculdades EST. “Em 2014, motivada pela aprovação de uma Política de Justiça de Gênero pela Federação Luterana Mundial e sob a coordenação do Programa de Gênero e Religião iniciaram as discussões sobre a criação de uma política de justiça de gênero na Faculdades EST”, disse André. A aula inaugural desse primeiro semestre letivo de 2015 colocou novamente o tema em pauta, buscando sensibilizar a comunidade acadêmica e aprofundar a compreensão sobre essa temática.

A programação que o Programa de Gênero e Religião organizou para comemorar o Dia Internacional da Mulher foi extensa. Na tarde de quarta-feira, 11, aconteceu o Cine-Debate sobre o filme A Papisa Joana, a história de uma mulher que chegou ao mais alto poder da Igreja Católica.

Na quinta-feira, 12, foi a vez da Oficina de Arte e Customização com as Marias Lavrandeiras, no Espaço Diversidade. Na ocasião, as participantes realizaram a customização de camisetas com a técnica de estêncil.

E para encerrar a semana de atividades, na sexta-feira, 13, um evento cultural na praça da Lanchest, com música do Grupo Gingapraque marcou o lançamento do livro “Teologia Feminista e de Gênero na Faculdades EST: a construção de uma área do conhecimento”; o lançamento do IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião que acontecerá entre os dias 05 e 08 de agosto, na Faculdades EST; o lançamento do curso de Mestrado Profissional em Teologia com Linha de Pesquisa em “Gênero, Feminismos e Diversidade”; dentre outras atividades planejadas para 2015.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini