Silêncio e Contemplação na EST

A partir da iniciativa de duas estudantes de Teologia, Juliana Lindner e Paula Trein, com a ajuda da Pastoral Universitária, teve início na segunda-feira, 23, o novo espaço de espiritualidade na EST.

Depois das aulas noturnas, treze pessoas se reuniram para silenciar e contemplar uma cena na Capela, iluminada por muitas velas e especialmente decorada, com almofadas em círculo. A cena contemplada, no centro do círculo, foi a da foto que acompanha este texto.

Silenciar completamente por quinze minutos, só respirar, colocar-se numa atitude passiva, “aquietar-se” como está escrito na Bíblia (Aquietai-vos e sabei: Eu sou Deus), pode parecer fácil, mas é uma tarefa difícil e que exige disciplina.

A flor, flutuando na água límpida fala de Deus para dentro de nossa vida. O que ela diz para cada um/a que a contempla em profundo silêncio?

Uma prática antiga, a de silenciar e contemplar, ligada ao Hesicasmo, pode fazer nosso coração se acalmar, bater com mais tranquilidade, pode transformar nossa respiração e pode nos levar a perceber coisas em nossa vida que não perceberíamos caso não nos colocássemos nessa atitude.

A próxima oportunidade para exercitar o silêncio e a contemplação foi agendada para a segunda-feira, 23 de abril, às 22h30.

Texto : Pastora Ma. Iára Muller