Simpósio internacional reúne pesquisadores focados na relação Teologia e HIV/AIDS na América Latina

Ao lado de 32 mestrandos, sete deles vinculados à Faculdades EST, os professores Dra. Valburga Schmiedt Streck e Dr. André Musskopf participaram, na Universidade Antonio Ruiz de Montoya, em Lima, Peru, do Simpósio Internacional Teologia e HIV/AIDS na América Latina.

Em cooperação com a Igreja Evangélica Luterana Unida na Argentina e Uruguai e da Igreja da Suécia, o encontro de Lima representou espaço de comunicação e aprendizado, através do qual foi possível desenvolver uma perspectiva libertadora capaz de superar visões conservadoras e a incompreensão do discurso religioso em relação ao HIV/AIDS.

Desenvolvido no marco do projeto de Estudo e Pesquisa em Teologia e HIV/AIDS na América Latina (www.teologiaysida.org/), o simpósio reuniu uma diversidade de pesquisadores, teólogos, religiosos e estudantes ocupados com a temática. Líderes de igrejas foi capacitados a atuarem como agentes incumbidos de restaurar vínculos entre as pessoas que vivem com a doença, favorecendo o convívio destas pessoas junto à família, assim como no entorno social.

Diretora de Estudos do Projeto e uma das organizadoras do evento, Valburga enfatizou que os casos de HIV têm crescido na América Latina, principalmente entre as mulheres que mantêm relações estáveis com seus parceiros. “Essas mulheres, muitas delas abusadas na infância e juventude, apresentam dificuldades em negociar a prática do sexo seguro”, pontuou.

Segundo Valburga, um dos desafios do projeto, iniciado em 2010, é capacitar pessoas para refletir a temática do HIV/AIDS a partir de uma perspectiva teológica, renovando assim o discurso vigente no contexto de igrejas patriarcais que reproduzem o modelo de sociedade vigente.

Com o intuito de tornar as igrejas espaços de acolhimento para as pessoas que vivem com HIV/AIDS, o projeto está sendo desenvolvido, concomitantemente, na Faculdades EST, de São Leopoldo, no Instituto Universitário ISEDET, de Buenos Aires, na Pontifícia Universidad Javeriana, de Bogotá, e na Universidad Bíblica Latinoameriacana, de San José.

Realizado no último mês de dezembro, o encontro de Lima contou com a participação pesquisadores renomados como Gunilla Hallonsten, Daniel Louw e Gustavo Gutiérrez.

Em Lima, o professor André Musskopf palestro sobre Teologia e HIV/AIDS na América Latina.

Jornalista Responsável: Micael Vier Behs