Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Superação das crises do mundo passa pelo trabalho das igrejas, das religiões e da teologia


Superação das crises do mundo passa pelo trabalho das igrejas, das religiões e da teologia

Ao realizar um diagnóstico da crise decorrente do modelo de desenvolvimento adotado por países como o Brasil, o doutorando do PPG-EST, Felipe Buttelli, afirmou que a origem do problema está centrada no aumento do consumo e do crescimento econômico insustentável e imediatista, sendo que as igrejas, as religiões e a teologia têm papel fundante na superação destas mazelas.

Como consequência do modelo de desenvolvimento, Buttelli assinalou a emergência de uma série de crises que, conjugadas, comprometem a vida no planeta e as relações entre povos e nações, a começar pela crise ecológica. Com base em informações divulgadas pela WWF ele pontuou que o consumo dos recursos naturais já excede em 30% a capacidade de o planeta se regenerar.
 
Somada às preocupações ecológicas, a crise energética indica que a civilização moderna é insaciável por energia, situação gerada pelo atual padrão de produção e consumo, sempre em expansão. “Nosso crescimento está baseado no aumento da quantidade e velocidade do consumo, o que nos coloca no centro de uma crise também de ordem econômica”, frisou o palestrante.
 
Como indicativo da crise alimentar, o professor do Centro Universitário Municipal de São José (SC), disse que a distribuição irregular de alimentos ao redor do mundo gerou uma situação paradoxal. “Se de um lado temos 1 bilhão de pessoas obesas, de outro temos 1 bilhão de pessoas passando fome”, denunciou.

Ao resgatar no Antigo Testamento princípios fundantes para a superação da crise, o painelista do I Congresso Internacional da Faculdades EST mencionou a preocupação com a erradicação da pobreza; com a preservação da dignidade do pobre; com a ideia de responsabilidade com o outro; e da prática do voluntariado como obrigação ética.
 
A concepção de desenvolvimento transformador sustentada pela Agência Ecumênica e de Serviços (KOINONIA), frisou Buttelli, também assinala preocupações referentes à garantia da igualdade de gênero; proteção dos direitos humanos; promoção da paz e da reconciliação; sustentabilidade ambiental; não-discriminação; e mobilização em torno da defesa de causas como a erradicação da pobreza e a afirmação da justiça.
 
Entre 10 e 14 de setembro, mais de 200 pessoas estiveram reunidas em São Leopoldo para o I Congresso Internacional da Faculdades EST, evento que reuniu os diferentes núcleos e grupos de pesquisa da instituição para pensar em conjunto a temática Religião e Sociedade: desafios contemporâneos.
 
Jornalista responsável: Micael Vier Behs


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Explorando o Sabor e a História: alunos e alunas do Mestrado Profissional desbravam o Vale dos Vinhedos

  • 24ª edição do Curso Oscar Romero contou com a assessoria do Programa de Gênero e Religião

  • Encontro aberto: Natureza, Saúde Mental e Educação

  • Liberdade de Culto – Direto ao Ponto convida professores da Faculdades EST

  • Saudação do Diretor-geral da Faculdades EST na abertura do módulo de janeiro de 2024 do Programa de Mestrado Profissional

  • Meditação de acolhimento no Mestrado Profissional inspira reflexões profundas

  • Abertura do módulo de janeiro de 2024 do Mestrado Profissional: busca de sentido e comprometimento marcam o início do período letivo

  • CALENDÁRIO ACADÊMICO 2024 DA FACULDADES EST

  • Retrospectiva da Faculdades EST

  • Mensagem de Natal da Faculdades EST: um convite à transformação e esperança

  • CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA: Itinerário Confessional – IECLB – ênfase Pastoral – modalidade a distância (EaD)

  • Lançamento do Bacharelado em Teologia - Itinerário Confessional - IECLB

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.