Superação das crises do mundo passa pelo trabalho das igrejas, das religiões e da teologia

Ao realizar um diagnóstico da crise decorrente do modelo de desenvolvimento adotado por países como o Brasil, o doutorando do PPG-EST, Felipe Buttelli, afirmou que a origem do problema está centrada no aumento do consumo e do crescimento econômico insustentável e imediatista, sendo que as igrejas, as religiões e a teologia têm papel fundante na superação destas mazelas.

Como consequência do modelo de desenvolvimento, Buttelli assinalou a emergência de uma série de crises que, conjugadas, comprometem a vida no planeta e as relações entre povos e nações, a começar pela crise ecológica. Com base em informações divulgadas pela WWF ele pontuou que o consumo dos recursos naturais já excede em 30% a capacidade de o planeta se regenerar.

Somada às preocupações ecológicas, a crise energética indica que a civilização moderna é insaciável por energia, situação gerada pelo atual padrão de produção e consumo, sempre em expansão. “Nosso crescimento está baseado no aumento da quantidade e velocidade do consumo, o que nos coloca no centro de uma crise também de ordem econômica”, frisou o palestrante.

Como indicativo da crise alimentar, o professor do Centro Universitário Municipal de São José (SC), disse que a distribuição irregular de alimentos ao redor do mundo gerou uma situação paradoxal. “Se de um lado temos 1 bilhão de pessoas obesas, de outro temos 1 bilhão de pessoas passando fome”, denunciou.

Ao resgatar no Antigo Testamento princípios fundantes para a superação da crise, o painelista do I Congresso Internacional da Faculdades EST mencionou a preocupação com a erradicação da pobreza; com a preservação da dignidade do pobre; com a ideia de responsabilidade com o outro; e da prática do voluntariado como obrigação ética.

A concepção de desenvolvimento transformador sustentada pela Agência Ecumênica e de Serviços (KOINONIA), frisou Buttelli, também assinala preocupações referentes à garantia da igualdade de gênero; proteção dos direitos humanos; promoção da paz e da reconciliação; sustentabilidade ambiental; não-discriminação; e mobilização em torno da defesa de causas como a erradicação da pobreza e a afirmação da justiça.

Entre 10 e 14 de setembro, mais de 200 pessoas estiveram reunidas em São Leopoldo para o I Congresso Internacional da Faculdades EST, evento que reuniu os diferentes núcleos e grupos de pesquisa da instituição para pensar em conjunto a temática Religião e Sociedade: desafios contemporâneos.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs