Temas contemporâneos no XXIV Congrenaje

Temas que para muitas pessoas ainda podem ser considerados polêmicos ou, até, tabu, têm espaço para debate no XXIV Congresso Nacional da Juventude Evangélica - Congrenaje, que ocorre desde o dia 22 de julho e segue até dia 27, em Teutônia. Violência doméstica, direitos humanos, justiça de gênero, inclusão LGBT+, direito à expressão, liberdade religiosa, direitos da mulher, os desafios de ser igreja, entre inúmeros outros, estão sendo debatidos durante os painéis e oficinas, bem como nas tendas localizadas entre o ginásio e o pavilhão da Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru, local que sedia o maior evento voltado a jovens da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A Faculdades EST, além de mostrar seus cursos, também oferece diversas oficinas que debatem e propõe a reflexão de temas contemporâneos, entre eles, as questões de gênero. A instituição ainda está oferecendo oficinas de liturgia, espiritualidade e oração, entre outras. Os estudantes da Faculdades EST também estão responsáveis pela transmissão ao vivo, nas redes sociais e site da Juventude Evangélica, das principais atividades do Congrenaje.

As oficinas que tratam da justiça de gênero visam despertar, nos jovens, a consciência de que eles podem ser o papel transformador da realidade, em que gênero muitas vezes é considerado um tabu. “Queremos mostrar que a EST é parte de uma igreja e que estamos aqui para trabalhar questões justas, como a justiça de gênero. A gente propõe a reflexão de como vemos gênero ao nosso redor e o que isso tem a ver com vida digna”, frisa a professora Márcia Blasi.

Também participam do evento com seus produtos, serviços e oficinas o Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia (Capa), Legião Evangélica Luterana (Lelut), Editora Sinodal, Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase), Associação Beneficente Pella Bethânia, entre outros.

Texto e foto de Édson Luís Schaeffer