Teologia Prática

Continua nesta quinta-feira, 15, o III Congresso Internacional da Faculdades EST, evento bianual que sempre reúne centenas de pesquisadores e pesquisadoras nacionais e internacionais de renome.

Este ano, motivados pela comemoração de 500 Anos da Reforma Luterana, o tema do evento é “Reforma: tradição e transformação”.

Palestra Principal

Na manhã desta quinta-feira, 15, das 10h30 às 12h30, no Auditório do Colégio Sinodal, acontece a palestra principal do dia com a Profa. Dra. Bonnie J. Miller-McLemore, que atua na Universidade de Vanderbilt, situada em Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos. Com o tema “Teologia Prática: Uma Reforma e Transformação na Epistemologia Teológica”, a pesquisadora se ocupa com o fato de que as disciplinas acadêmicas de teologia prática vêm ganhando significante ímpeto internacional durante as últimas quatro décadas, especialmente em países como os Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Coréia do Sul e África do Sul, com importante lugar nas universidades. “Contudo, por várias razões complicadas, que incluem a proeminência do Catolicismo e teologia da libertação, a teologia prática tem menos visibilidade e status como uma área de busca acadêmica valorizável na América Central e do Sul, incluindo o Brasil”, sinaliza a pesquisadora.

Para ela, a inclusão da teologia prática como uma conferência principal em um Congresso Teológico no Brasil é uma experiência enriquecedora. Em sua fala ela pretende examinar a seguinte questão: Quais são reformas e transformações chaves na história recente da disciplina da teologia prática que a deram um importante local na mesa do estudo teológico?

A palestra argumenta que uma de suas importantes contribuições para a academia e a igreja é a premiação ou revalorização de diferentes formas de conhecer(es) – prática, corporal, material e estética em particular. Para fazer este ponto, a palestra (1) começa com preconceitos comuns contra a teologia prática, oferecendo exemplos de tendências problemáticas que impediram o progresso da disciplina no Catolicismo, Protestantismo, e estudo teológico de forma mais ampla. A palestra, então, (2) examina as conexões históricas e intelectuais da teologia prática com e as distinções da teologia da libertação e outras formas de teologia contextual antes de concluir ao (3) redefinir o sentido multivalente da teologia prática e (4) articular algumas das maneiras pelas quais reformou e transformou caminhos de conhecer aceitos ou modelos convencionais de epistemologia teológica.

Biografia

Bonnie J. Miller-McLemore é professora de Religião, Psicologia e Cultura na Faculdade de Divindades e Departamento de Graduação em Religião da Universidade de Vanderbilt, Nashville, no estado do Tennesse/EUA. Sua pesquisa em religião, psicologia e cultura, teologia pastoral e prática e estudos em mulheres e infância focam na busca por compreender a pessoa e a teologia vivida em meio às dificuldades diárias, tais como doença, morte, trabalho e criar crianças. Ela ministra cursos sobre a teoria da personalidade, autopsicologia, mulheres e religião, famílias e crianças, espiritualidade e cuidado pastoral, teologia pastoral e prática e métodos em teologia e ciência.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini