Tese de Carlos Bock fomenta a pesquisa sobre deslocamentos na teologia

Nos dias 29 e 30 de outubro reuniram-se na Faculdades EST pesquisadores/as vinculados/as à Universidade de Salzburg e à Faculdades EST para discutir os deslocamentos na teologia contemporânea frente a desafios como fundamentalismo, xenofobia e pobreza. O uso do termo “deslocamento” é inspirado na Tese de Doutorado defendida por Carlos Bock, em 2002, na Faculdades EST.

O seminário foi realizado com o objetivo de possibilitar um maior intercâmbio entre participantes do projeto “Deslocamentos na Teologia contemporânea”, que vem sendo articulado desde 2010 sob a coordenação do professor Franz Gmainer-Pranzl (Salzburg) e da doutoranda Eneida Jacobsen (Faculdades EST). O projeto prevê a divulgação dos resultados desse intercâmbio em uma coletânea de artigos a ser publicada no início de 2014 tanto no Brasil quanto na Áustria.

"Para mim e para nosso grupo de Salzburg foi uma ótima experiência discutir e trabalhar com colegas da EST sobre um tema que diz respeito a todos/as nós: os deslocamentos e as transformações da sociedade que nos permitem também procurar por novos métodos teológicos", pontuou Franz.

O que aprendemos a partir da tese de Bock, frisou Eneida, é que a teologia está em constante movimento e é bom que esteja, pois assim como a realidade muda, também a teologia deve mudar. “Neste encontro ficou claro que, se queremos levar a sério o diálogo que caracteriza a proposta de nosso projeto conjunto, então precisamos, inicialmente, de uma leitura muito bem informada dos nossos contextos em seus atuais desafios políticos, culturais e religiosos. Isso obviamente nos conduz a perguntas sobre o método adequado da teologia, ou seja, perguntas já antigas que precisam de novas abordagens”, enfatizou.

Crédito da foto: Fabiano Soares

Da esquerda para a direita:
Fila de trás: Ulrich Winkler, Roberto Zwetsch, Alois Halbmayr, Martin Dreher e Rudolf von Sinner.
Fila da frente: Eneida Jacobsen, Franz Gmainer-Pranzl, Marina Teixeira e Carlos Bock.