Turma de Hebraico II da EST participa do Shabat das Nações na SIBRA

Na noite de sexta-feira, 6 de junho, a turma da disciplina de Hebraico II do curso de Teologia da Faculdades EST, junto com o casal de intercambistas da Noruega, mais duas pessoas candidatas ao mestrado vindo do norte do Brasil, acompanhados pela Profa. Marie Ann Wangen Krahn, fizeram a tradicional trajetória de São Leopoldo para Porto Alegre para participar do serviço de culto do Shabat da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA).

A participação no culto já faz parte do currículo regular da disciplina de hebraico há vários anos, dentro de uma fraterna parceria da Faculdades EST com a SIBRA, onde os estudantes da EST são sempre calorosamente acolhidos pelo rabino Guershon Kwasniewski e toda a comunidade.

A turma foi surpreendida com um culto especial, pois foi celebrado o Shabat das Nações. O culto do Shabat é o culto onde se dá entrada para o dia do Shabat – dia do descanso -, sagrado para o judaísmo. Nesta sexta-feira foi o Shabat das Nações, pois a SIBRA foi nomeada a sinagoga oficial da Copa. Nesse espírito a SIBRA deu início a sua programação dentro da Copa com este culto no qual participaram autoridades de vários países, entre os quais estavam os cônsules de Canadá, Espanha, Alemanha, Itália, Uruguai.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também estava presente. O Grupo de Diálogo Inter-religioso participou do culto com seus representantes das religiões: muçulmana - representante do centro cultural islâmico, Ahmad Ali, judaica – rabino Guershon Kwasniewski, anglicana, espírita, Bahai e luterana – o pastor Carlos Frederico Dreher. Fazem parte ainda desse grupo representantes do budismo, do catolicismo e das religiões afro que não puderam estar presentes. No momento da oração pela paz cada integrante presente desse grupo proferiu uma pequena oração.

A mensagem que perpassou o culto foi a de que a paz se faz com o respeito e fraterna convivência com o diferente. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, falou no seu discurso que a Copa não é somente futebol, mas que “devemos aproveitá-la para mostrar que esta é uma cidade inclusiva, para que isso possa permear nosso cotidiano”.

No momento do Kidush em que a taça com vinho – que representa o fruto da videira que dá vida e o sangue do cordeiro passado nas portas dos israelitas para protegê-los do anjo da morte na noite de sua saída de Egito, portanto também sinal de vida – é abençoado, todas estas pessoas foram convidadas para vir à frente participar do ato. Além dessas, pessoas de outros países como Estados Unidos, Egito, Israel e Noruega, representada pela intercambista da Faculdades EST, Kristin Skjotskift, e outras entidades, como a Faculdades EST representada pela professora Marie Krahn, foram convidadas a participar e depois todos receberam a bênção aarônica recitada pelo Rabino  Guershon em hebraico e pelo pastor Carlos Frederico Dreher em português.