Um encontro singular

A escola criada por Dr. Hermann Dohms, em 1921, fechou há 36 anos. Porém, ainda existem cerca de 700 ex-alunos que nos dias 26 e 27 de abril terão seu reencontro, no Morro do Espelho, provenientes de vários estados brasileiros e do exterior.

Neste ano, o enfoque especial será a Educação, pois muitos seguiram para o magistério. As mais de 60 escolas ligadas à IECLB são conhecidas em todo o Brasil pelo seu sistema educacional e pela qualidade do corpo docente. Grande parte destas teve professores e diretores oriundos do IPT e da Escola Normal Evangélica (ENE), então localizada no prédio que hoje é a Câmera de Vereadores de São Leopoldo.

Hans Günther Naumann, ex-aluno do IPT, foi diretor da ENE e dedicou a maior parte de sua vida à formação de professores. Esta escola hoje é conhecida como o Instituto Superior de Educação de Ivoti (ISEI).

Quatro ex-alunos vão debater a importância de formação no IPT para a sua atuação no serviço de Magistério. O painel acontece às 15 horas de sábado, dia 26, no prédio “H” do Centro Diretivo da Faculdades EST, no Morro do Espelho (prédio do antigo IPT).

Além deste painel haverá também no sábado, às 19h30, no auditório do Colégio Sinodal, uma Noitada Musical aberta ao público com o Grupo de Câmara (Bach e Vivaldi). Na ocasião será lançado um CD com músicas do LP gravado pelo Coral do Morro em 1979.

O Dia do Ex-aluno não serve apenas para matar saudade de velhos tempos. A Associação de Ex-alunos angaria fundos para apoiar estudantes de Teologia da EST, instituição que nasceu do IPT. No encontro definem-se projetos para este fim. A restauração do prédio do IPT, tombado como patrimônio histórico, é outro desafio que exige atenção.

No domingo, dia 27, às 9h30, na “Igreja do Relógio”, prega o Pastor Presidente emérito da IECLB, Huberto Kirchheim, ex-aluno do IPT. O culto será transmitido ao vivo pela internet: www.est.edu.br/aovivo. Essa é uma maneira de dar oportunidade aos ex-alunos espalhados pelo norte do Brasil, na Europa e nas Américas do Norte e do Sul de participarem desse encontro anual.

Mais informações podem ser encontradas no site: www.iptsaoleopoldo.com.br