Cachoeira da Solidariedade e Resistência está em exposição na Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas

Começou na última quarta-feira (31/08) na cidade de Karlsruhe, na Alemanha, a 11ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Os encontros seguem até o dia 8 de setembro. E entre as exposições e atividades que fazem parte programação está o Projeto Cachoeira da Solidariedade e Resistência (Waterfall of Solidarity and Resistance, em inglês).

A produção artística coletiva consiste em um compromisso social e eclesial para o fim do estupro e da violência contra mulheres, consistindo em uma grande exposição de tapeçaria que foi desenvolvida pelo CMI para sua assembleia.

Comunidades, grupos e pessoas foram convidadas a fazer painéis quadrados de pano com imagens e mensagens que reflitam sobre a esperança para superar o abuso e a violência de gênero. O Programa de Gênero e Religião (PGR) da Faculdades EST aceitou o convite e a proposta foi elaborada por estudantes bolsistas do PGR.

Ao todo, são 181 quadrados – e cada um conta uma história. Costurados em tiras coloridas que flutuam. Eles se moverão suavemente quando as pessoas passarem por eles na 11ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI)

"Cada arte, que compõe a Cachoeira, expressa a violência que nós mulheres sofremos no cotidiano familiar, comunitário, social e institucional. Na cachoeira, as dores se misturam à esperança de um mundo mais justo, mais humano. Nós tivemos a oportunidade de produzir as artes, contando nossas histórias, e de visitar o ateliê de Janine Marja Schneider, costureira responsável por reunir e costurar as peças da cachoeira. Quanta emoção de ser parte dessa história!", afirma Roseli Krohn, estudante de Teologia da Faculdades EST.

"Nosso compromisso com a superação da violência, acontece no dia a dia, com atividades de pesquisa, de ensino e de extensão comunitária. A participação no Projeto Cachoeira da Solidariedade e Resistência nos uniu com mulheres de diferentes lugares do mundo no compromisso pelo fim da violência e injustiça de gênero. Cada pessoa que está participando da Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas, ao olhar para a Cachoeira, sentirá que precisa se comprometer com a justiça de gênero e desenvolver ações na sua igreja, no seu país que contribuam pelo fim da violência contra as mulheres, pela superação da cultura do estupro e do feminicídio”, explicam as coordenadoras do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, Marli Brun e Sabrina Senger.

Após a assembleia, a peça de tapeçaria será exibida no Centro Ecumênico em Genebra e em outros locais de destaque.

Neste ano, o tema da assembleia do CMI é “O amor de Cristo conduz o mundo à reconciliação e à unidade”. Os painéis estavam previstos para ocorrer em 2021, mas foram adiados causa da pandemia da Covid-19. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) faz parte da CMI desde a década de 50.

Para acompanhar as discussões da assembleia em tempo real, clique aqui